Modelando títulos públicos no Excel com QuantLibXL

Fazia tempo que eu estava com vontade de fazer essa planilha. Ela mostra como modelar os principais títulos públicos locais (LTN, NTN-F, NTN-B, NTN-C e LFT) usando QuantLibXL (addin baseado na QuantLib). A planilha não está perfeita e há algumas coisas que ainda precisam ser melhoradas (gerar o VNA ao invés de digitar) ou explicadas (diferenças de preços causada por truncamento nos dados da Anbima).

De qualquer forma, essa versão pode ajudá-lo a entender os passos básicos que envolvem a modelagem de um papel e até o bootstrap de uma curva zero.

Como (quase) toda biblioteca ou sistema internacional, o QuantLibXL expõe funções com acrrued interest e clean price, mas não tem uma função dirty price. Além disso, o clean price é baseado no conceito de percentage of par. Pois bem, com essa planilha você verificará como é simples passar de uma notação para outra e como elas são consistentes.

Por falar em notações consistentes, é bom saber que a planilha tem alguns testes que compara yields, preços e curvas, teóricos e de mercado. Usei dados de mercado da a Anbima, instituição que provê manuais de apreçamento, além dos dados de mercado. Esses manuais mostram as regras de truncamentos que precisariam ser aplicadas caso houvesse interesse em usar QuantLib ou QuantLibXL em ambiente de produção.

O próximo passo será estudar a implementação de papéis flutuantes e indexados a inflação QuantLib para tentar incrementar a planilha.

PS.: É preciso compilar o QuantLibXL com “#define QL_NEGATIVE_RATES” para habilitar as taxas negativas usadas pelas LFTs.

2 thoughts on “Modelando títulos públicos no Excel com QuantLibXL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.