19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015

_MG_6829Estou virando fã de São Roque. Além da pista de uma pista de ski muito divertida, descobri que São Roque e Vargem Grande Paulista têm vários eventos, alguns ligados à cultura japonesa. Esse domingo fui ao 19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015, que comemora a florada das cerejeiras no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku.

_MG_6757É uma festa onde há uma mistura grande de culturas, com shows de dança do ventre, danças alemãs, comidas autríacas, portuguesas, alemãs e japonesas, canto e taiko, um tipo de “tambor” (entre aspas porque tambor é tambor e taiko é taiko) japonês. Mesmo com muito frio e uma garoa fria o lugar estava lotado. Foi uma boa oportunidade para testar a bota que comprei para as trilhas que pretendo fazer esse semestre, que passou no teste.

_MG_6987O que mais gostei no evento foi justamente a apresentação de taiko (a pronúncia é taikô, mas acho que se escreve sem acento), que é feita com muita energia. Estava perto do palco, algumas vezes me apoiando nele para tirar fotos, e sentia o som do taiko batendo no meu peito. É uma coisa que impressiona, ainda mais quando se soma o vocal da apresentação. Se fosse uma música de guerra, o adversário teria corrido antes da batalha começar.

_MG_7046Não sei se o Centro Esportivo Kokushikan Daigaku é aberto para visitação quando não há eventos, mas vale se informar e tentar dar uma passadinha por lá. É muito bonito, com mais de 400 cerejeiras e outras tantas em plantação. É um lugar rústico, com caminhos de terra, mas muito aconchegante. Dá aquela sensação de paz que nos acostumamos a associar à cultura japonesa.

Em outubro ocorrerá a Expo São Roque 2015, com o tema Alcachofras e Vinhos, e espero dar uma passada. Dessa vez precisarei achar alguém para dirigir, porque ir à uma exposição de vinhos e ficar sóbrio não dá. Quem se anima?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.