Indiana Dias e o Núcleo Cabuçu

_MG_9937No último domingo de setembro fiz uma pequena aventura, visitei o Núcleo Cabuçu no Parque da Cantareira. Foi uma trilha em mata fechada, muito bem sinalizada, que começa em Guarulhos. É uma viagem curta, partindo de São Paulo e que vale a pena para conhecer um pouco de uma (Grande) São Paulo muito mais aconchegante.

_MG_9960O Parque da Cantareira é especial porque existe não apenas para preservar um pedaço de verde ou oferecer lazer, ele é parte da estratégia de sobrevivência da população paulista. Esse parque ajuda a preservar parte das nossas nascentes, principalmente paulistanas, e faz a parte do chamado Sistema Cantareira Velho. A cidade de Guarulhos é abastecida pela represa da foto.

_MG_0015Há várias trilhas disponíveis no Núcleo Cabuçu e caminhamos pela Trilha da Cachoeira, com alguns trechos de subida íngremes, o que pode assustar os sedentários, mas curtos o suficiente para serem vencidos numa boa. É uma caminhada divertida porque há muito barulho da selva, sombra das árvores e uma flora fascinante. Ajuda o fato de ter ido em uma excursão pequena e conhecido uma galera bem divertida.

_MG_0026O final da trilha (ou seja, o ponto onde você dá meia-volta e caminha tudo novamente) acaba em uma cachoeira pequena. Não vale à pena ir com muita gente, pois nem dá para mergulhar. Nosso guia Paulo, ao lado, disse que tivemos sorte porque a previsão do tempo previa chuvas e o tempo acabou abrindo. Com isso o lugar foi só nosso e aproveitamos para almoçar no pé da cachoeira.

_MG_0023A água é bem gelada e ajuda a descansar os pés. Dá para molhar até a canela, subir na cachoeira (viu a foto anterior? tem mais no álbum) e até deixar a água cair nas costas e cabeça. É um lugar muito refrescante para se preparar para a volta.

Para quem quer conhecer o Parque da Cantareira, essa trilha é uma trilha nova (menos de dez anos), não tem tantas pessoas, oferece um nível de desafio físico (sem sofrimento) e oferece um belo visual.