Día de Los Muertos

_MG_0331Nesse 1º de novembro visitei uma festa mexicana no Museu da Imigração chamada Dia de Los Muertos. É uma celebração antiga, pré-colombiana, que sobreviveu aos tempos modernos. Há muitas cores e maquiagens, porque festeja-se o reencontro dos mortos com seus parentes.

_MG_0333Assim como vários povos que abraçaram o Cristianismo a festa ocorre por volta do Dia de Finados, mas a tradição é pré-colombiana. Na versão mais moderna o dia 1º de Novembro é o Día de los Inocentes, em homenagem às crianças mortas e no dia 2 é o Dia de Los Muertos, em homenagem ao adultos. Não é uma época de choros e saudades, mas de reencontro. As casas são preparadas para receber as almas dos mortos.

_MG_0286No dia 31 de Outubro, altares são montados para convidar os espíritos das crianças e no dia 1º de Novembro é a vez de erguer os altares para os adultos. São altares erguidos nas casas das famílias, para receber seus mortos com muitas cores, visitas e comida. No último dia, 2 de Novembro, os túmulos são enfeitados, para receberem as almas de volta.

_MG_0301Sempre tive curiosidade sobre essa festa por tê-la visto em filmes e por não entender muito a relação que temos com os mortos no Brasil. Aqui nós vemos a morte com uma coisa triste, uma perda dos vivos e não como uma libertação dos mortos. O dia de finados é sempre chuvoso e as pessoas se vestem de roupas escuras para visitar seus mortos.

_MG_0340O reencontro com um ente querido deveria sempre ser feliz e essa maneira mexicana de festejar o Dia de Los Muertos me parece mais natural. Vamos enfeitar a casa para festejar sua visita! Dá vontade de visitar o México para ver uma festa dessas, original, ao vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.