Indiana Dias na Serra do Japi

_MG_4242A Serra do Japi é uma cadeia montanhosa que se localiza no sudeste do Estado de São Paulo. Um dos municípios por onde ela se estende é Jundiaí, onde fica a Reserva Biológica da Serra do Japi. Nessa reserva municipal, muito bem cuidada, fui visitar a Trilha das Jabuticabeiras. Essa trilha, ao menos no tempo seco, é razoavelmente leve, com algumas subidas e descidas. É uma trilha longa, com cerca de 15 Km, mas que não exige grande esforço. É preciso levar água para o dia inteiro.

_MG_4262A reserva corta fazendas da região, algumas em processo de desapropriação. Por ser uma reserva, não é mais permitida a plantação no local, logo algumas fazendas estão praticamente abandonadas. Há muitos casarões degradados que poderiam contar melhor a história do local com alguma manutenção periódica. Percebe-se que os fazendeiros locais não entendem de turismo, pois a mata já tomou o espaço de suas fazendas, que poderiam virar local de acampamento ou pousadas. Não sei se a regras da reserva permitiriam, mas é um desperdício de espaço manter tanta terra cercada e com porteira fechada.

_MG_4239Quase ao final da trilha encontra-se a Cachoeira das Jabuticabeiras, com uma água fresca e um lago raso. Dá para tomar um banho e sentar na água contemplando o local. Sempre perto de onde há água, muitas borboletas aparecem e com paciência pode-se avistar um sem número de asas de cores diferentes. Ao longo de toda a trilha isso ocorre, sendo que até vimos alunos da Unicamp capturando algumas para fazer pesquisa.

_MG_4240Não é permitido acampar na reserva, mas acredito que em alguns pontos da Serra do Japi seja possível montar acampamento. Ainda assim vale voltar à reserva porque há outras trilhas muito bem guiadas pelos monitores locais. O lugar fica perto de São Paulo, então o um bate e volta que os paulistanos já estão acostumados a fazer.

2 thoughts on “Indiana Dias na Serra do Japi

  1. Prezado, eu fui em uma reserva biológica (área de estudos) com controle de acesso e visita guiada. Acredito que seja possível acampar em algum lugar da Serra do Japi, mas não nessa área que visitei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.