Algo que me incomodava há muito tempo era a segurança dos arquivos no servidor que mantenho em casa. O problema não era de acesso não autorizado (ainda preciso melhorar isso também), mas a integridade dos dados.
Faz muito tempo que decidi usar o sistema de arquivos NILFS pela facilidade em criar snapshots, o que na verdade só garantia a facilidade em reverter rápido alguma bobagem na edição de arquivos. Contudo, esse sistema é ainda experimental e não tem uma ferramenta de checagem como o famoso fsck.
A própria proposta de sistema de arquivos estruturado como log não funcionou bem com uma banco de dados gigante criado pelo Constellio porque a frequência de alteração na base de dados fazia com que o consumo de espaço fosse alto demais. Tive que mover esse banco para o disco “A”, que deveria ser apenas do sistema, e que não tem espelho.
Outra coisa que me incomodava é que o “/home” ficava no maior espelho (2TB) e o diretório de biblioteca ficava menor (500GB, discos mais antigos). Não fazia sentido porque o espelho “/library” deveria crescer sempre, principalmente por causa das fotos que guardo. Tudo o que não é estritamente pessoal, ficaria por lá. O consumo do “/home” cresce e diminui conforme os arquivos vão para a biblioteca ou apagados por perderem a importância.
Hoje, finalmente, terminei a reorganização dos espelhos e sistemas de arquivos do servidor. Inverti os espelhos e, o que realmente importa, troquei o sistema de arquivos para ZFS, que é um sistema criado pela Sun para aplicações de missão crítica onde o foco é prevenção e resiliência à corrupção de dados.
Levei algumas semanas até entender como fazer essa migração e finalmente me sinto seguro quanto aos dados do meu servidor.
Os próximos passos serão mover mais pastas do disco de sistema para um dos outros espelhos (pretendo criar um novo dataset para isso), a criação dos snapshots diários, ter uma rotina de backup de melhor qualidade (penso em comprar mais um disco externo para guardar fora do AP) e reinstalar alguns serviços.
Agora que os arquivos estão seguros (principalmente fotos, música e livros), estou torcendo pela chegada de Vivo Fibra no condomínio para acelerar a publicação. Hoje é muuiittooo lento subir as fotos em algum serviço de nuvem ou mesmos publicar pelo blog.