Nunca curti muito o Carnaval e nos últimos anos nem desfile pela televisão assisti. Coisa de gente sossegada… demais! Quando veio o convite para participar da FotoJornada Bloco Esfarrapado 2015, organizado por André Douek, resolvi que era hora de conhecer um pouco mais do Carnaval de rua. Topei na hora! Já aviso que ainda sou muito ruim tirando fotos na rua, principalmente com Sol forte.
O Esfarrapados é um bloco que anda pelas ruas do Bixiga, subindo e descendo ladeiras com uns dois carros de som (não me lembro se dois ou três carros) e uma galera animada atrás. Muita gente sem fantasia e vários com samba no pé. É uma coisa muito bem organizada, com policiais fornecendo segurança, banheiros químicos pelo caminho e a organização tirando os mais exaltados e mal-educados. Nada de tacar ovos nos outros!!!!
É realmente gostoso estar no meio do bloco e pretendo fazer mais vezes. Confesso que não me animei (cabeça de velho! ha ha ha) em pular junto, mas gostei bastante dos tipos que encontrei pelas ruas. Crianças e gente bonita se divertindo. Foliões de todas as idades.
Havia uma mulher que largou a cadeira de rodas e fez um baita esforço para subir em uma jardineira (vi alguns com pena, mas eu enxerguei superação) que passeava com os mais velhos. É a alegria do Carnaval fazendo milagres.
Falei sobre um monte de gente sem fantasia, não foi? Algumas pessoas nem precisaram vestir algo muito diferente para ficarem bonitas. Os marmanjos em volta se perguntavam: Onde está minha caixa de lápis de cor?
Em 2016 tem mais certo? Ainda bem que os Maias estavam errados. Já pensou o mundo acabar sem experimentar o Carnaval?