Belo Horizonte

_MG_7089Fiz uma viagem de cinco dias para Minas Gerais, passando os dias 3 e 4 de setembro visitando Inhotim, no município de Brumadinho,  os dias 5 e 7 em Belo Horizonte, para fazer um passeio um pouco mais urbano, e o dia 6 em Ouro Preto. Infelizmente os museus estão fechados às segundas-feiras, mas ao menos pude visitar alguns pontos interessantes da capital mineira.

_MG_7119A lagoa da Pampulha é um ótimo lugar para grandes caminhadas e passeio de bicicleta, lembrando um pouco a lagoa Rodrigo de Freitas. Ainda que seja proibido nadar ou pescar na lagoa, avistei e até conversei com vários pescadores. Um deles, com quase dez varas espalhadas pela margem, disse que mora sozinho e pesca para consumo próprio. Leva todas as varas para que as pesca seja rápida. Não deve ter muito peixe na lagoa, pensei, porque havia muitos pescadores usando o mesmo método.

_MG_7095Da lagoa pode-se ver o Mineirão, Mineirinho, a Igreja de São Francisco de Assis e alguns museus. Andando pela sua margem passei casa que foi de Juscelino Kubitschek, ex-prefeito de Belo Horizonte antes de se tornar presidente do Brasil. Consegui entrar na igreja, pequena e bonita, um desse trabalhos de Oscar Niemeyer. O Mineirão é um caso a parte, por fazer justiça ao nome. Ele é enorme e aberto a visitação. Seu museu fecha às segundas-feiras, mas dá para fazer um passeio por parte da área externa, de onde pode-se enxergar um pedaço da UFMG.

_MG_7170A Praça da Liberdade, mais ao centro da cidade, é rodeada por prédios históricos que já fizeram parte da administração estadual. Por sorte o Centro Cultural Banco do Brasil estava aberto e consegui ver uma exposição de Mondrian e assistir dois espetáculos de dança. Voltei à praça na quarta-feira, 7 de setembro, e também consegui visitar o Memorial Minas Gerais Vale, com várias pequenas salas contando a história de Minas. Agora faço parte da exposição digital. Na segunda-feira ainda visitei , o arquivo municipal e a Casa dos Quadrinhos, uma escola de arte com um belo acervo em exposição.

_MG_7397Na quarta-feira, antes de ir embora, ainda assisti parte do desfile de 7 de Setembro, fui ao Mercadão Municipal e visitei a Paróquia de São José, uma coloria igreja de Minas Gerais. Foram dois dias e meio bem corridos, sem esquecer que entre um e outro fui à Ouro Preto, tema de mais um post que estou preparando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.