Indiana Dias e a Travessia Itatiaia x Maromba

IMG_7435O Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, é um desses belos lugares que por mais você volte sempre há surpresas. É a segunda vez que volto para lá, já tendo visitado a Pedra do Altar, o Pico das Agulhas Negras e Maciço das Prateleiras. O parque é parte da Serra da Mantiqueira, onde também visitei o Alto do Capim Amarelo, viagem na qual ganhei o apelido de rabugento por causa do mal humor causado pelas dores no joelho durante a descida.

_MG_7462No final de semana dos dias 17 e 18 de setembro participei de uma travessia chama Itatiaia x Maromba, que começa no posto do Marcão e termina na Vila da Maromba. A travessia passa ao largo dos principais pontos culminantes do Itatiaia, além da cachoeira do Airuoca e do Escorrega. A travessia é longa, 30 Km, exige um pouco do corpo, mas não é mais difícil do que os pontos culminantes porque não temos que subir uma grande elevação. É um trajeto gostoso, com muitos pontos de descanso, água e acampamento no Rancho Caído.

_MG_7479É incrível que até o Rancho Caído o parque tem aquela aparência típica, alternando muitas rochas com vegetação rasteira. É uma região inóspita com um charme especial, como encontrado no Monte Roraima e no Vale da Lua, esse na Chapada dos Veadeiros. Passando pelo Rancho Caído e começando a descer para a Vila da Maromba, temos uma surpresa. Uma área montanha de mata fechada, como se estivéssemos na Serra do Mar. Claro que a vegetação é diferente, mas a visão é muito semelhante e é como se tivéssemos duas viagens em uma.

_MG_7511Além da beleza do lugar e da boa companhia, tivemos muitas surpresas na viagem. Três cobras, cocô de felinos e um lobo. Sim, fomos visitados por um lobo que tentou roubar comida e acabou mastigando alguns utensílios domésticos durante a noite. Infelizmente não consegui vê-lo, mas ouvi parte da bagunça. Durante a noite houve um grande barulho de panelas caindo e achei que alguém foi urinar sem levar a lanterna. Era o bicho mexendo em tudo. No final ficamos bem e apenas nossa guia, Laila Galetti, conseguiu ver o animal.

_MG_7535A temporada de montanhismo está acabando e se essa for a última travessia do ano, terá valido a pena. Agora é me planejar para voltar ao parque no próximo para subir em vários pontos culminantes e assinar os livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.