Indiana Dias em São Francisco Xavier

_MG_7559São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos, uma pequena vila na Serra da Mantiqueira com várias fazendas e uma grande área de presenvação ambiental. É um destino conhecido entre os amantes de ecoturismo por causa das belas áreas verdes, confortágeis chalés, trilhas e cachoeiras geladas.

_MG_7644É um lugar onde se pode passar um belo final de semana, fazer uma travessia ou um rápido bate e volta. No meu caso passei o domingo visitando o Pouso do Rochedo, uma propriedade privada com oito belas cachoeiras de águas limpas e gélidas. A trilha que leva às águas é muito leve e limpa, dá gosto de caminhar e se banhar. Não há poços profundos e isso permite que todos se divirtam. Não bate Sol perto das águas, então é bom ter toalha e roupas secas caso seja friorento, o que não é o meu caso. Me diverti muito naquelas águas.

_MG_7665Também há uma trilha em um morro que atravessa a divisa entre São Paulo e Minas Gerais, com quatro mirantes que permitem enxergar parte da Serra da Mantiqueira e uma boa exensão de São José dos Campos. A trilha é aberta, bem sinalizada e um pouco escorregadia. Caí duas vezes, mas estou começando a me acostumar com esse fato. Talvez não saiba pisar corretamente, vai saber.

_MG_7617Pretendo voltar para conhecer outros pontos, inclusive a travessia São Francisco Xavier – Monte Verde, que deve render um ótimo acampamento. Espero que gostem das fotos e, por favor, não recortem o crédito. 😉


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.