13º Okinawa Festival

_MG_1045Okinawa é o conjunto de ilhas mais ao sul no arquipélago japonês. Nem sempre pertenceu ao Japão, mas faz séculos que seus governantes passaram a prestar tributo ao imperador japonês. É o berço do karatê e sua cultura foi muito influenciada pela China. Há um certo preconceito mútuo entre os japoneses de dentro e fora de Okinawa devido a essas diferenças culturais. Para quem já assistiu o Karatê Kid original, percebeu que o desenho do rosto (meio chinês?) e cor de pele (mais bronzeada) são um pouco diferente do que nos acostumamos a enxergar como japoneses.

_MG_0838No bairro da Vila Carrão há uma comunidade de Okinawa e um clube onde anualmente ocorre o Okinawa Festival, uma oportunidade de ter contato com parte de sua cultura através de shows de dança, taikô, luta e muita comida. Conheci o evento no ano passado e fiquei fascinado pelo taikô, um tipo de tambor com som grave e forte, que parece nos bater no peito quando tocado. Já fui até São Roque, no 19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015, para poder ver uma apresentação de taikô.

_MG_0987Não estava muito inspirado para fotografar. Levei um tele porque queria pegar as expressões faciais, mas não conseguia me decidir entre as distâncias focais. Tecnicamente foram muitas fotos ruins, mas espero ainda assim animá-los a conhecer um pouco mais da cultura japonesa. As belas maquiagens são um show à parte, imagino que toda essa delicadeza deve demorar horas para ser finalizada.

_MG_0895Vi muitos jovens se apresentando no festival e isso deve indicar que a cultura vai sobreviver pelos menos por mais uma geração. Ainda que estejam no Brasil faz décadas, é importante não perder contato com suas raízes. Isso engrandece nossa cultura uma vez que temos oportunidade de conhecer alguns detalhes de povos que moram a milhares de quilômetros de nossos país, ao mesmo tempo em que conseguem se integrar conosco.

_MG_0948Também houve algumas apresentações que não pareciam se encaixar no festival, como a dança do ventre. Foi uma grupo bem grande de meninas dançando com muita alegria e sensualidade. É o tipo de mistura cultural que enriquece a experiência. O engraçado é que são dois povos mais próximos entre si geograficamente do que do Brasil e ainda assim devem se encontrar mais por aqui. Também teve dança do ventre no 19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015.

_MG_1554Recomendo a visita ao festival no próximo ano para conhecer a cultura, comer uma ótima comida e se divertirem. É fácil para chegar, espaçoso e organizado. Uma ótima alternativa para a dupla parque e shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.